Foguete espacial não tripulado explode durante lançamento em base da Nasa

Foguete espacial não tripulado explode durante lançamento em base da Nasa

Do UOL, em São Paulo
Compartilhe611,4 mil
Imprimir Comunicar erro
O foguete espacial não tripulado da empresa privada americana Orbital Sciences Corporation explodiu nesta terça-feira (28) seis segundos após o lançamento em Virginia, nos Estados Unidos. Ele lançaria a cápsula espacial Cygnus, que fazia parte de uma missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS). De acordo com a Nasa (Agência Espacial Americana), ninguém ficou ferido na explosão. A área está fechada.
O foguete, da altura de um prédio de 14 andares, construído e lançado pela Orbital Sciences, decolou às 20h22 (horário de Brasília) da plataforma na Ilha Wallops, na Virgínia, e explodiu.
"Nós perdemos o veículo Orb-3", afirmou o comentarista do Controle da Missão da Nasa, em Houston, após a decolagem.
O vídeo mostra o momento em que o foguete é lançado e a explosão do veículo ainda no ar. Em seguida, ele cai na plataforma, provocando mais chamas ao atingir o solo.
Segundo a emissora CNN, o porta-voz da Nasa Jay Bolden confirmou a falha no lançamento e afirmou que houve danos ao veículo e outros materiais. "Havia materiais significativos e danos ao veículo. O controle da missão vai tentar avaliar o que deu errado."
Ampliar

Foguete espacial explode durante lançamento em base da Nasa14 fotos

2 / 14
28.out.2014 - Foto divulgada pela Nasa nessa segunda-feira (27) mostra o foguete espacial Antares, da empresa privada americana Orbital Sciences Corporation, com nave espacial Cygnus a bordo, em base da agência norte-americana na Virginia. A imagem é do último domingo. O foguete explodiu seis segundos após o lançamento nesta terça-feira (28). Não havia tripulantes a bordo. O veículo carregava 2,2 toneladas de equipamentos, material de experimentos e provisões para os seis membros da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) Joel Kowsky/Nasa
Segundo o controle da missão, em Houston, não havia veículos perto da área do acidente. No momento, a equipe da Orbital fechou todo o perímetro ao redor da área e faz a coleta de material para análise. O controle da missão classificou o incidente como uma "anomalia catastrófica". Em entrevista após o incidente, os responsáveis pelo foguete disseram que ainda não sabem o que saiu errado, e que o problema está sendo investigado.
Em um comunicado, a Orbital Sciences Corporation declarou que já formou um conselho para investigar a "anomalia", que irá trabalhar em cooperação com todas as agências governamentais apropriadas, com o objetivo de determinar a causa do acidente de hoje.
"É muito cedo para saber os detalhes do que aconteceu", afirmou o vice-presidente executivo da empresa e gerente geral desse programa espacial, Frank Culbertson. "Começamos a reunir informações e nossa principal preocupação recai sobre a segurança das pessoas envolvidas em nossas operações. Vamos conduzir uma investigação completa imediatamente para determinar a causa dessa falha e que medidas podem ser tomadas para evitar a repetição do incidente. Assim que entendermos o que aconteceu, vamos começar o trabalho necessário para voltar a atender os programa espaciais da Nasa", afirmou.
A cápsula levaria 2,2 toneladas de equipamentos, material de experimentos e provisões para os seis membros da tripulação da ISS.
Um dos experimentos programados seria sobre a irrigação do cérebro e do coração na ausência de gravidade, e deveria permitir atenuar as dores de cabeça que os astronautas da ISS sentem em sua rotina. Os resultados desta experiência também poderiam contribuir para o tratamento de doenças neurológicas, como o mal de Alzheimer.
Ampliar

Acidentes com foguetes22 fotos

10 / 22
Homens trabalham na montagem do foguete VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites) no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, em registro do dia 19 de agosto de 2003, três dias antes do acidente que matou 21 pessoas. Segundo a comissão de investigação, a ignição do foguete, que já estava na plataforma, acendeu sozinha e explodiu os motores enquanto os funcionários faziam os últimos ajustes Leia mais Axel Bugge/Reuters
Lançamento já tinha sido adiado

O lançamento da cápsula espacial Cygnus estava previsto para segunda-feira (27), mas foi adiado devido a um barco que estava próximo da trajetória que o foguete faria ao ser lançado.

Pouco antes da decolagem nesta terça-feira (28), a agência espacial informou que o tempo estava "100% favorável" e não havia "preocupações técnicas com o foguete ou nave espacial".
A Orbital Sciences Corporation é uma das duas empresas americanas, junto com a SpaceX, contratadas pela Nasa para enviar cargas, que vão de alimentos até equipamentos, para os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS).
Atualmente, a empresa assinou um contrato de US$ 1,9 bilhão com a Nasa para efetuar oito missões de abastecimento, não tripuladas, com os foguetes Antares e a cápsula Cygnus. Essa foi a terceira missão da Orbital para a ISS.
 
(Com agências internacionais)


Artigos Relacionados:

Novo Comentário

 

criado e editado por site do gta oficial | e | site do cs oficial